Seguro de riscos diversos de equipamentos, por que ele é essencial (desde uma Indústria até para o MEI)

Imagine que você vai à loja para comprar um celular novo. Muitas lojas oferecem, no momento da compra, um seguro ou garantia estendida. A ideia é simples: proteger um bem valioso contra imprevistos, queda, água, roubo, defeitos elétricos. Se um dia o seu celular quebrar ou for furtado, esse seguro evita que você fure o orçamento para comprar outro ou arcar com um concerto caro.

Agora imagine aplicar a mesma lógica para máquinas, equipamentos industriais, câmeras de um fotógrafo freelancer, impressoras de uma pequena oficina, ou equipamentos pesados de uma indústria. As consequências de uma máquina parada, de uma impressora importante avariada ou de um equipamento médico com problema atendem a um custo muito mais alto, financeiro, operacional e até de reputação. É aí que o seguro de equipamentos, também conhecido como Seguro de Riscos Diversos de Equipamentos, entra como proteção estratégica.

Como funciona esse seguro e o que cobre

O seguro de equipamentos serve para proteger máquinas, equipamentos móveis ou estacionários, instalados ou de operação permanente, contra danos externos imprevistos que podem interromper o funcionamento ou gerar prejuízo material importante. Ele pode incluir:

  • Quebra por acidentes, impacto ou falha externa
  • Incêndio, queda de raio, explosão
  • Roubo ou furto (dependendo da apólice)
  • Danos elétricos: curtos-circuitos, sobrecarga, variação de energia
  • Perda de renda ou lucros cessantes, nos casos em que o equipamento danificado paralisa uma atividade essencial

Empresas seguradoras oferecem esse tipo de cobertura sob o nome “Riscos Diversos de Equipamentos” ou “Seguro RD Equipamentos”.

Estatísticas & notícias que mostram como é real o risco

Para destacar porque esse seguro não é luxo, mas necessidade, aqui vão alguns dados:

  • Segundo uma matéria da Revista Cobertura (2024), o seguro de equipamentos para os setores de Construção Civil, Indústria e Comércio representou 33% de todos os itens segurados da Bradesco Seguros no ano passado. O setor vive um reaquecimento, e isso mostra que cada vez mais empresas estão percebendo a importância de segurar equipamentos. Revista Cobertura
  • Também no setor rural, uma notícia do Valor Econômico apontou que em 2024 as seguradoras pagaram R$ 842,3 milhões em indenizações a produtores rurais que perderam ou tiveram danos em máquinas agrícolas. Valor
  • As seguradoras relatam um crescimento constante da carteira de seguro para equipamentos, o uso deste seguro tem se expandido tanto no setor industrial quanto no comercial (micro, pequeno, médio). Por exemplo, a Bradesco viu um crescimento de ~7% nessa carteira em 2023 comparado a 2022. Revista Cobertura

Esses números mostram que os prejuízos com equipamentos comprometidos não são raros, e que as empresas que não se protegem ficam vulneráveis a perdas pesadas.

Impacto para grandes indústrias vs microempreendedores / freelancers

Grandes indústrias

  • Para uma indústria, máquinas paradas significam interrupção de linha de produção, desperdício de matéria-prima, atrasos com fornecedores ou com entregas. Todo esse impacto pode virar milhares ou milhões de reais em prejuízo.
  • Equipamentos grandes tendem a custar muito caro tanto para comprar como para manter. A reposição pode demorar, o fornecimento de peças pode ser caro ou difícil.
  • A imagem também pode sofrer: atrasos em compromisso com clientes ou falha em oferecer serviço ou produto no prazo afetam credibilidade.

Microempresários, pequenos comércios e freelancers

  • Um fotógrafo que depende de sua câmera para trabalhos de eventos, por exemplo: se a câmera falhar ou for roubada, ele fica sem fonte de renda imediata até consertar ou substituir.
  • Um pequeno comerciante com impressora, computador ou maquinário leve: embora cada equipamento seja menor em valor comparado a uma indústria, para quem empreende por conta própria, todo minuto importa, e uma pane inesperada pode comprometer diversas semanas de trabalho.
  • A diferença é que, muitas vezes, quem é micro ou freelancer tende a não ter reservas de capital altas, logo o impacto financeiro de um equipamento danificado pode ser muito mais sentido.

Comparativo com o seguro de celular

  • Quando você compra um celular, o seguro normalmente cobre quedas acidentais, danos por líquidos, roubo, defeito de fábrica. O valor do seguro muitas vezes é baixo (proporcional ao valor do aparelho) e o processo de acionamento costuma ser rápido.
  • Equipamentos de empresas são similares nesse sentido, mas as consequências de falha são muito maiores: pode implicar em paralisação de produção, em danos colaterais a outros equipamentos, em lucros que não ocorrem ou em cadeia de custos.
  • Assim como muitos clientes pagam pelo seguro do celular para evitar o “descaso do imprevisto”, empresas de todos os portes poderiam (e devem) contratar seguro de equipamentos para evitar impacto muito mais expressivo no seu faturamento ou na continuidade do trabalho.

Como o seguro de equipamentos é estruturado (o que observar)

Quando for contratar ou avaliar esse tipo de seguro, alguns pontos são especialmente importantes:

  • Valor dos equipamentos: fazer um inventário preciso dos equipamentos a segurar, com valor de reposição real, para garantir indenização justa.
  • Localização: onde o equipamento está, se em locais de risco, se é móvel ou estacionário, se circula em transporte, tudo isso influencia no risco.
  • Tipos de cobertura: verificar se cobre roubo, furto, danos elétricos, desastres naturais, queda de energia, etc. E se inclui lucros cessantes ou perda de produção durante o tempo de paralisação.
  • Responsabilidade civil relacionada ao equipamento: se uma máquina causar danos a um terceiro ou provocar acidentes, verificar se existe cobertura para isso.
  • Franquias, prazos de indenização, exigência de manutenção preventiva (às vezes seguradoras pedem comprovação de que o equipamento foi mantido adequadamente).

Por que sua empresa não deve deixar isso para depois?

Segurar equipamentos deixa de ser um diferencial para se tornar uma peça fundamental da estabilidade do negócio. Seja você uma grande indústria, uma pequena oficina, uma startup ou freelancer, o risco de perder equipamentos essenciais ou sofrer danos imprevistos é real, e pode comprometer muito mais do que só o valor do bem.

Ter um seguro de Riscos Diversos para Equipamentos é investir em segurança patrimonial, em continuidade operacional e em tranquilidade financeira. É poder olhar para o futuro sabendo que, se algo der errado, há proteção.

Como a Sogom pode ajudar

Na Sogom Corretora de Seguros, nosso papel é trabalhar junto com você para:

  • identificar quais equipamentos são essenciais para o seu negócio
  • estimar seu valor de reposição de forma justa
  • mapear os riscos específicos do local, operação e setor
  • encontrar seguros de riscos diversos que encaixem no porte da sua empresa, seja micro, pequeno ou grande
  • negociar condições (coberturas, franquias, prazos) que tragam segurança sem pesar no orçamento

Entre em contato com um especialista em Seguros de Riscos Diversos da Sogom

Summary
Seguros de Equipamentos
Service Type
Seguros de Equipamentos
Provider Name
Sogom Corretora de Seguros,
Description
Proteja máquinas e equipamentos do seu negócio. Saiba como o seguro de equipamentos evita prejuízos e garante continuidade operacional.